Dia A Dia Da Economia - Míriam Leitão

Sinopsis

Análise diária dos principais fatos da economia com uma das mais importantes e influentes jornalistas do país.

Episodios

  • O papel das empresas no combate à violência contra a mulher

    O papel das empresas no combate à violência contra a mulher

    25/11/2020 Duración: 07min

    Míriam Leitão destaca a iniciativa da coalizão empresarial pelo fim da violência contra mulheres e meninas. Em reunião, comentarista relata que viu empresas de fato discutindo qual o seu papel nesse combate. 'Fiquei encantada com o fato de que eles estão discutindo isso de forma muito profissional', diz.

  • Equipe de governo de Biden reflete moderação, experiência e diversidade

    Equipe de governo de Biden reflete 'moderação, experiência e diversidade'

    25/11/2020 Duración: 06min

    Míriam Leitão fala sobre as escolhas do presidente eleito Joe Biden na composição da equipe e as diferenças com o governo Trump. 'De volta a política de multilateralismo, diplomacia e negociação'.

  • A economia está recessiva, mas mesmo assim houve aumentos localizados

    'A economia está recessiva, mas mesmo assim houve aumentos localizados'

    24/11/2020 Duración: 09min

    O IPCA de novembro sinalizou inflação de 4,22% para o ano de 2020. Um valor acima da meta, de 4%. Miriam Leitão detalha que apesar do contexto de crise, 'houve um choque na área de alimentos que subiu muito mais do que se previa'. O Brasil passou a exportar alimentos, e também produtos metálicos, o que fez diminuir a venda para o mercado interno. 'O dólar subiu muito e tem um impacto nos preços dos produtos que o Brasil exporta, e daí sobe o preço aqui dentro'.

  • Bolsonaro, mais uma vez, mostrou sua total falta de empatia

    'Bolsonaro, mais uma vez, mostrou sua total falta de empatia'

    23/11/2020 Duración: 07min

    Míriam Leitão fala sobre o assassinato de João Alberto e o fato do presidente da República e seu vice negarem que haja racismo no Brasil. Comentarista destaca que a ideia é negar o problema para não resolvê-lo. Bolsonaro não falou de João Alberto, não prestou nenhuma condolência e passou a agredir e ofender quem está dizendo que ali tem um episódio racista. 'Se João Alberto fosse loiro, de olho azul e estivesse de terno, ele estaria vivo', destaca.

  • Bolsonaro se prende a questões internas e tem participação pífia na cúpula do G20

    Bolsonaro se prende a questões internas e tem participação 'pífia' na cúpula do G20

    23/11/2020 Duración: 08min

    Míriam Leitão avalia que o presidente usou as reuniões para fazer afirmações que não ajudam o Brasil, tanto na área ambiental quanto na questão racial. 'Fez uma defesa tão fora da realidade, de que não temos racismo', afirma. Ela destaca que a a maior preocupação do G20 é com a vacina da Covid-19 e com a recuperação econômica pós-pandemia. 'A única coisa que ele fez foi elogiar a atuação do governo e dizer que estava certo desde o começo', ressalta.

  • É dramático o assassinato em si e como isso se repete

    'É dramático o assassinato em si e como isso se repete'

    20/11/2020 Duración: 08min

    Miriam Leitão comentou sobre o assassinato brutal de João Alberto Silveira Freitas, de 40 anos, por dois seguranças, incluindo um PM em um supermercado do grupo Carrefour em Porto Alegre. 'Precisamos ser antirracistas por isso para em um dia de comemoração como hoje não estarmos comentando um caso de um homem negro da forma mais bárbara possível'. Ela também abordou as declarações do presidente Jair Bolsonaro em reunião do Brics.

  • Não é apenas um presidente irresponsável. É uma presidência irresponsável

    'Não é apenas um presidente irresponsável. É uma presidência irresponsável'

    20/11/2020 Duración: 07min

    Míriam Leitão analisa a fala de Bolsonaro na cúpula do Brics, quando ele disse que divulgaria lista de países que compram madeira ilegal do Brasil. Para a comentarista, houve 'uma sucessão de erros em uma fala só'. Míriam destaca que é preciso ter um assessor ou ministro que diga ao presidente que ele não pode falar certas coisas diante de outros quatro chefes de estado. 'Ninguém na presidência é ouvido pelo presidente? Ou ninguém tem coragem de falar para ele?', questiona.

  • Nesse novo momento, não podemos repetir erros antigos

    'Nesse novo momento, não podemos repetir erros antigos'

    19/11/2020 Duración: 07min

    Míriam Leitão comenta a entrevista do presidente do Conselho Nacional de Secretários de Saúde, Carlos Eduardo Lula. À CBN, ele falou da necessidade de coordenação entre Governo Federal e os estados e ressaltou que a guerra contra Covid-19 não terminou. Míriam ressalta que temos que corrigir, nesta fase, os erros que cometemos na primeira fase. E entre eles está o fato de o Governo Federal se negar ao seu papel, que é o de coordenação dos estados.

  • Interesses políticos estão interferindo na tomada de decisão para conter o avanço da Covid-19

    Interesses políticos estão interferindo na tomada de decisão para conter o avanço da Covid-19

    19/11/2020 Duración: 06min

    Míriam Leitão critica a falta de coordenação federal para definir uma política clara de combate à pandemia. Já os governadores e prefeitos estão relutantes para impor novas medidas de isolamento, mesmo com os casos da doença aumentando no país. Ela lembra que o

  • Governos Lula e Dilma tiveram políticas ambientais eficientes

    'Governos Lula e Dilma tiveram políticas ambientais eficientes'

    18/11/2020 Duración: 07min

    Míriam Leitão fala sobre a entrevista de Obama à TV Globo, onde o ex-presidente dos EUA elogiou Dilma e Lula pela cooperação e liderança no combate ao aquecimento global. Obama falou que não conhece Bolsonaro, mas que seria uma pena o Brasil abandonar a liderança ambiental. O líder do governo no Congresso, senador Eduardo Gomes, reagiu e disse que era 'esdrúxulo' comparar Lula e Bolsonaro. Comentarista destaca que, na área ambiental, o governo Lula foi excelente. No governo Dilma, há críticas, 'mas comparado com o que temos agora, fica relativamente bom'.

  • O que está acontecendo é absolutamente inadmissível

    'O que está acontecendo é absolutamente inadmissível'

    18/11/2020 Duración: 07min

    Míriam Leitão fala sobre o novo apagão no Amapá, o segundo em 15 dia. Ela detalha a responsabilidade de cada setor. 'É inaceitável para o Brasil essa situação; tem um jogo de empurra em Brasília sobre quem é responsável'.

  • O presidente Bolsonaro faz o discurso do Brasil perseguido

    'O presidente Bolsonaro faz o discurso do Brasil perseguido'

    17/11/2020 Duración: 09min

    Durante reunião da cúpula do BRICS, Jair Bolsonaro afirmou que revelará em breve uma lista de países que compram madeira ilegal da Amazônia. Miriam Leitão informa que se trata de uma investigação da Polícia Federal e entre os nomes a serem divulgados estariam Alemanha e França. 'Se a investigação for bem feita, vai mostrar que grande parte de quem compra essa madeira fica no Brasil', critica a comentarista. Ela avalia que o governo deveria priorizar os erros internos à fazer o 'discurso do Brasil perseguido'.

  • Entrevista de Obama tem muitos recados para o Brasil

    Entrevista de Obama 'tem muitos recados para o Brasil'

    17/11/2020 Duración: 07min

    Míriam Leitão comenta entrevista do ex-presidente dos EUA Barack Obama a Pedro Bial e Flávia Barbosa. Ela destaca semelhanças entre Brasil e Estados Unidos, mas também desafios dos dois países. 'Ambos precisam superar desigualdades e construir um futuro de inclusão social', afirma.

  • É muito desafiadora a situação fiscal das cidades

    'É muito desafiadora a situação fiscal das cidades'

    16/11/2020 Duración: 10min

    Míriam Leitão destaca a falsa situação em algumas prefeituras pelo Brasil. Ela diz que os municípios foram beneficiados com duas transferências que não vão se repetir em 2021. 'O ano que vem será muito difícil para quem foi eleito este ano'. Míriam fez ainda um balanço do resultado das eleições.

  • Eleitor deu muitos recados que fortalecem a democracia brasileira

    Eleitor deu 'muitos recados' que 'fortalecem a democracia brasileira'

    16/11/2020 Duración: 07min

    'As forças se reorganizam, mas o recado principal é que o eleitor pediu experiência, apoio na luta contra a pandemia e valorizou boa gestão', destaca Míriam Leitão. A comentarista avaliou que Bolsonaro foi o grande derrotado dessa eleição e também exaltou a vitória de mulheres negras e transexuais nas câmaras municipais. 'Uma democracia que é só representada por homens brancos não reflete a sociedade', afirmou.

  • Economia está dando lugar para vida na escolha dos eleitores

    'Economia está dando lugar para vida' na escolha dos eleitores

    15/11/2020 Duración: 07min

    Míriam Leitão fala do peso das questões ligadas a economia em eleições municipais. 'Temos uma crise econômica, mas não é isso que está movendo essa eleição. É curioso isso'. A lógica da escolha é principalmente pela preocupação em relação à pandemia. Quem está sendo o grande derrotado é o presidente Bolsonaro. 'É uma derrota que tem vários ângulos'.

  • Apesar de saída da recessão técnica, 2020 vai fechar no negativo

    Apesar de 'saída da recessão técnica', 2020 vai fechar no negativo

    13/11/2020 Duración: 09min

    O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br) apontou uma alta de 9,5% no terceiro trimestre, depois de dois trimestres no vermelho, mas Míriam Leitão destaca que, no ano, a economia acumula queda de 4,9%. Ela explica que o crescimento deve sofrer uma desaceleração no quarto tri devido a fatores como o risco de uma segunda onda da Covid-19, a queda do efeito gerado pelo auxílio emergencial, a alta da inflação e o déficit fiscal. 'O ano será de recessão, mas estamos vendo uma saída do pior período', analisa.

  • Bolsonaro desperdiçou as próprias forças e tem desempenho pífio com apoios esse ano

    'Bolsonaro desperdiçou as próprias forças e tem desempenho pífio com apoios esse ano'

    13/11/2020 Duración: 09min

    Míriam Leitão falou sobre a participação do presidente Jair Bolsonaro nas eleições municipais. O presidente usou as redes sociais para apoiar 58 candidatos em 2020. A comentarista afirmou que mesmo sem ser uma eleição federal, o presidente da República perdeu para ele mesmo, já que tinha um poder de agregar maior há dois anos.

  • Enquanto extrema pobreza aumenta, governo não consegue formular programa social

    Enquanto extrema pobreza aumenta, governo não consegue formular programa social

    12/11/2020 Duración: 06min

    Míriam Leitão fala sobre os dados divulgados pelo IBGE, que mostram que cerca de 13,7 milhões de brasileiros viveram com menos de R$ 151 por mês em 2019. 'Quadro do ano passado é muito ruim', diz. É preciso política social para a responder a isso. Na análise da comentarista, o governo atual não consegue formular uma proposta e muda de ideia muito frequentemente.

  • Governo não discute internamente antes de apresentar propostas e joga balões de ensaio

    'Governo não discute internamente antes de apresentar propostas e joga balões de ensaio'

    12/11/2020 Duración: 06min

    Míriam Leitão explicou qual a intenção do Governo Federal depois do fim do período de auxilio emergencial. A comentarista afirmou que não há um debate sobre as propostas que serão apresentadas para ajudar a população que foi afetada economicamente durante a pandemia do novo coronavírus. 'O melhor a se fazer é ampliar e aperfeiçoar o Bolsa Família', opina Míriam.

página 1 de 2

Informações: