Dia A Dia Da Economia - Míriam Leitão

Informações:

Sinopsis

Análise diária dos principais fatos da economia com uma das mais importantes e influentes jornalistas do país.

Episodios

  • 'Orçamento secreto' não ficou bem explicado e merece investigação

    15/06/2021 Duración: 06min

    Miriam Leitão volta a falar sobre o suposto 'Orçamento secreto' do Governo Federal. De acordo com ela, desde 2020 há problemas na repartição de recursos. A consequência é que parlamentares governistas conseguem direcionar verba para seus próprios redutos. Miriam explica que, se governo tiver feito acordo 'escondido', fica caracterizada a compra de apoio no Congresso.

  • Decisão do G7 de apoiar taxação mínima global de 15% para multinacionais 'é muito importante'

    14/06/2021 Duración: 06min

    Míriam Leitão explica que, ao longo dos anos, essas 'Big Techs' encontravam formas de escapar da tributação usando paraísos fiscais e o fato de serem globais. Ou seja, existia um 'buraco' na tributação do mundo. A partir dessa decisão, os países terão reforço na sua tributação e, ao mesmo tempo, o comércio se tornará mais justo.

  • MP que tira poderes da ANA e do Ibama 'é preocupante'

    14/06/2021 Duración: 05min

    Míriam Leitão analisa a ideia do governo de preparar uma Medida Provisória que tira poderes da Agência Nacional de Águas e do Ibama, para evitar apagão. Com essa MP, o governo concentraria as decisões no Ministério de Minas e Energia. Comentarista defende que esse é um assunto complexo que precisa do compartilhamento de decisões. 'Cada um desses órgãos tem o seu olhar, e é importante a soma desses olhares', diz.

  • Semana teve inflação subindo acima do esperado e avanços na CPI da Covid

    11/06/2021 Duración: 08min

    Míriam Leitão faz um resumo dos principais acontecimentos políticos e econômicos da semana. Ela destaca a inflação de maio, que subiu mais do que se esperava, e os avanços da CPI da Covid-19, que quebrou o sigilo de uma série de pessoas, entre elas o ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello e o ex-ministro das Relações Exteriores Ernesto Araújo. Comentarista também destaca a morte terrível de Kathlen Romeu, de 24 anos, que estava grávida e foi morta com um tiro de fuzil.

  • 'Fala de ontem é um resumo do mau comportamento do presidente'

    11/06/2021 Duración: 05min

    Miriam Leitão critica declaração de Bolsonaro em que ele defende o fim do uso obrigatório de máscaras para quem já foi vacinado contra a Covid-19. Na ocasião, presidente também disse que o ministro da Saúde terá que emitir um parecer para liberar do uso de máscaras. 'Foi lamentável', afirma Miriam. 'Numa declaração só, ele humilha o ministro, mente e tenta apagar o que chama de símbolo contra ele'.

  • 'Pandemia aprofundou as desigualdades dentro dos países e entre os países'

    10/06/2021 Duración: 09min

    Míriam Leitão fala sobre os impactos da pandemia e destaca que o G7 deve anunciar doação de vacinas para outros países. Comentarista afirma que eles fazem isso porque cientistas avaliam que ou todo mundo está protegido, ou ninguém está. Míriam fala ainda sobre os efeitos da pandemia na educação.

  • Fala preconceituosa do presidente argentino evidencia desafios que indígenas enfrentam

    10/06/2021 Duración: 06min

    O presidente da Argentina, Alberto Fernández, afirmou que os brasileiros vieram da selva, os mexicanos, dos indígenas, e os argentinos em barcos da Europa. Miriam Leitão destaca que fala de Fernández é carregada de preconceito contra os povos originários da América. A comentarista explica, ainda, que indígenas no Brasil vivem momento especialmente desafiador, já que sofrem com ameaças às suas terras e ao meio ambiente.

  • 'Foi o presidente da República, pessoalmente, que vetou várias vezes a chance de ter vacinas para o país'

    09/06/2021 Duración: 07min

    Míriam Leitão analisa que a CPI da Covid-19 já tem material suficiente para caracterizar crime de responsabilidade contra o governo Bolsonaro. Ela cita o comportamento do presidente em relação a pandemia, o suposto gabinete paralelo e as mentiras contadas pelos depoentes à CPI. 'Todas essas mentiras são ditas para esconder o fato que o presidente sabotou todos os esforços para ter vacina mais cedo, para ter medidas coerentes de proteção. Atentar contra a saúde é crime comum', aponta a comentarista.

  • Rogério Marinho se complicou ao tentar explicar 'Orçamento secreto'

    09/06/2021 Duración: 07min

    Em audiência na Câmara dos Deputados, o ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, caiu em contradição ao falar sobre o suposto 'orçamento secreto' do governo federal. 'Ministro foi lá para negar a notícia', avalia Miriam Leitão. 'Ele está tentando se aproveitar da falta de conhecimento das pessoas sobre o Orçamento'.

  • Sigilo imposto a processo contra Pazuello 'é abuso da lei'

    08/06/2021 Duración: 05min

    Míriam Leitão critica a decisão do Exército de impor sigilo ao processo administrativo, já arquivado, sobre a participação do general Eduardo Pazuello em ato político ao lado do presidente Jair Bolsonaro. Comentarista destaca que a decisão é 'completamente ilegal'. Em sua avaliação, é preciso ir até o Supremo 'porque o governo tem colocado muitas informações que são de interesse público sob sigilo'.

  • Inflação 'deve continuar no radar' pelos próximos meses

    07/06/2021 Duración: 05min

    Miriam Leitão explica que analistas estão revisando previsões e estimando inflação alta para 2020, mesmo com uma redução de ritmo do aumento no segundo semestre. Para a comentarista, situação ainda é delicada, já que diversos fatores podem contribuir para uma inflação ainda maior. Miriam destaca, ainda, que diferentes índices de inflação têm apresentado resultados muito discrepantes.

  • General Ramos defende 'dois pesos e duas medidas' no Exército

    07/06/2021 Duración: 06min

    Miriam Leitão comenta entrevista do ministro da Casa Civil, Luiz Eduardo Ramos, ao jornal O Globo. Para ela, falas em que Ramos defende o ex-ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, demonstram que uma ala do Exército não se importa em descumprir regimento disciplinar para apoiar e participar do governo Bolsonaro.

  • 'A primeira lealdade das Forças Armadas deve ser à Constituição, e esse princípio foi quebrado'

    04/06/2021 Duración: 09min

    Míriam Leitão faz um resumo da semana e repercute a alta do PIB. "É um bom número, mas tem muita sombra, há o desemprego, há o risco hídrico", pondera. A comentarista também analisa o pronunciamento do presidente Jair Bolsonaro, os depoimentos das médicas Nise Yamaguchi e Luana Araújo e a não punição a Pazuello. Ouça

  • 'Esse movimento parece preparação de uma pizza na Procuradoria-Geral da República'

    04/06/2021 Duración: 06min

    Míriam Leitão faz uma análise da situação do ministro Ricardo Salles, que é alvo de inquérito no STF, e disse à Procuradoria-Geral da República que se reuniu com madeireiros após pedido do ministro da Casa Civil. Míriam explica que Salles começa a se defender mandando uma 'cartinha' para a PGR falando que a responsabilidade é do ministro-chefe da Casa Civil para que esse processo pare.

  • 'Na economia não há coerência no programa que Bolsonaro inicialmente defendeu'

    03/06/2021 Duración: 07min

    Míriam Leitão faz uma análise do ponto de vista econômico do pronunciamento de Bolsonaro. O presidente falou sobre o número do PIB, que teve um número positivo. 'É natural que ele queira levantar esse número'. Míriam acrescenta que é um crescimento que não tem criado emprego. Bolsonaro também falou sobre o novo marco fiscal e privatizações.

  • Na CPI, Luana Araújo 'fala de forma muito segura e muito clara'

    02/06/2021 Duración: 07min

    Míriam Leitão analisa o depoimento da infectologista na CPI da Covid. Comentarista destaca a fala de Luana Araújo sobre imunidade de rebanho. A médica afirmou que essa estratégia é impossível, não é inteligente e custa caro no ponto de vista das vidas humanas.

  • Omissão do Ministério da Economia condena o país a um crescimento inseguro

    02/06/2021 Duración: 05min

    Míriam Leitão faz uma análise do resultado do PIB no primeiro trimestre e dois fatores que podem atrapalhar a sequência desse crescimento: ritmo de vacinação e a crise hídrica. Sobre o resultado do PIB, Míriam destaca que o número pode ser bonito, mas não reduz desemprego e nem aumenta a renda das famílias. Comentarista diz que o Ministério da Economia tem que participar mais decisivamente da tomada de decisão de pontos que vão influenciar a economia. 'Essa visão integrada é que falha no governo Bolsonaro'.

  • PIB cresce 1,2% no primeiro trimestre: 'um país que surpreendeu'

    01/06/2021 Duración: 08min

    A alta é comparada cresceu com últimos três meses de 2020. Apesar dos bons números, Miriam Leitão destaca que o patamar de comparação é baixo, pela grande queda da economia na pandemia, e a população ainda não sentiu o clima positivo: 'o desemprego está alto, a crise da pandemia se agravou, há um risco de uma terceiro onda, e além disso tem muitas empresas que estão fechando as portas'.

  • 'É muito assustador entrar num período que pode ter uma crise de energia séria com um governo tão errático'

    01/06/2021 Duración: 06min

    Míriam Leitão fala sobre o a situação do país que está à beira de uma crise energética. 'Isso é de novo o governo errando'. Comentarista diz que o governo não soube observar os sinais dados pelas bandeiras. 'Eles estão usando errado até os sinais'. Ela destaca a falta de planejamento.

  • 'Está se confirmando a incompetência e a irresponsabilidade do governo Bolsonaro na condução da pandemia'

    14/05/2021 Duración: 06min

    Míriam Leitão analisa segunda semana de depoimentos na CPI da Covid. Na terça-feira, Antonio Barra Torres afastou a Anvisa do governo. Na quarta, Wajngarten chegou com a missão de tentar blindar Bolsonaro, mas acabou com uma fala 'desastrosa'. E na quinta, o executivo da Pfizer confirmou que o governo brasileiro ignorou cinco propostas de compra de vacinas. 'São duas semanas pesadas na CPI contra o governo', avalia a comentarista.

página 1 de 2