Escola Da Vida - Mario Sergio Cortella

Prueba ahora Firma sin compromiso. Cancele cuando quiera.

Sinopsis

Uma conversa sobre educação, cidadania e aperfeiçoamento do ensino.

Episodios

  • A solidão também pode ser aproveitada

    A solidão também pode ser aproveitada

    18/06/2020 Duración: 03min

    Mario Sergio Cortella comenta que, nesse momento, um dos problemas que mais marca nosso cotidiano é a solidão. Ele destaca que o sentimento costuma ser negativo, mas lembra que momentos solitários podem ser aproveitados. Cortella cita o Marquês de Vauvenargues para explicar: 'a solidão é para o espírito o que a dieta é para o corpo. Às vezes, ajuda'.

  • Boa parte da população precisa de apoio para que não fique exposta ao vírus

    Boa parte da população precisa de apoio para que não fique exposta ao vírus

    16/06/2020 Duración: 03min

    No aniversário de Ariano Suassuna, Mario Sergio Cortella faz uma crônica sobre os tempos de pandemia citando trechos do Auto da Compadecida, uma das obras mais famosas do escritor nordestino. Em sua reflexão, Cortella lembra que muitas pessoas vão às ruas porque estão 'desconectadas, distraídas ou até inconsequentes'. No entanto, várias outras saem para 'buscar a sobrevivência'. Nesses casos, é necessário apoio para que os indivíduos não se exponham demais à doença.

  • Prestar atenção nas palavras é uma atitude moral

    'Prestar atenção nas palavras é uma atitude moral'

    09/06/2020 Duración: 02min

    Em meio ao período pandêmico, temática do preconceito racial ganhou projeção com protestos. E termos como 'ovelha negra', 'denegrir' e 'cabelo ruim', comuns na sociedade, chamam a atenção pela origem racista. Para Mario Sergio Cortella, excluí-las do vocabulários é necessário, mas é preciso também mudar posturas.

  • De novo no debate político, termo fascismo encontra definição na história

    De novo no debate político, termo 'fascismo' encontra definição na história

    04/06/2020 Duración: 02min

    Mario Sergio Cortella explica que estilo autoritário remonta ao regime de Benito Mussolini na Itália na primeira metade do século XX. Hoje, entrou no vocabulário para definir pessoas ou ideias que não aceitam o contraditório.

  • A estrutura policial tem autorização social para uso da violência, quando necessário

    'A estrutura policial tem autorização social para uso da violência, quando necessário'

    02/06/2020 Duración: 02min

    Mario Sergio Cortella afirma que uma sociedade não pode admitir e autorizar a execução de uma pessoa por causa da cor da pele. Ele comenta sobre as manifestações nos Estados Unidos que ocorrem há uma semana por causa da morte de George Floyd. Cortella ressalta que o horror gera o horror e isso precisa cessar.

  • ‘Penso, logo uso máscara’

    ‘Penso, logo uso máscara’

    28/05/2020 Duración: 02min

    Mario Sergio Cortella lembra da frase do filósofo francês René Descartes para falar sobre a importância do uso da máscara durante a pandemia do coronavírus. "Penso, logo existo". Cortella ressalta que se máscara uso, sou capaz de existir mais adiante.

  • Qual tempo é mais importante que nosso tempo de vida?

    Qual tempo é mais importante que nosso tempo de vida?

    26/05/2020 Duración: 02min

    Mario Sergio Cortella comenta que as pessoas argumentam que não querem ficar em isolamento porque estão perdendo tempo. Ele ressalta que o tempo agora preservado é para ganhar tempo mais a frente.

  • Adiamento do Enem impede que a desigualdade ganhe profundidade maior

    'Adiamento do Enem impede que a desigualdade ganhe profundidade maior'

    21/05/2020 Duración: 02min

    Mario Sergio Cortella cita Rui Barbosa, que dizia que 'nesta desigualdade social, proporcionada à desigualdade natural, é que se acha a verdadeira lei da igualdade'. O comentarista explica que é preciso dar aos desiguais uma condição desigual, já que injusto é aprofundar as desigualdades.

  • E agora, o que é o normal?

    E agora, o que é o 'normal'?

    19/05/2020 Duración: 02min

    Mario Sergio Cortella destaca que momento da pandemia nos faz refletir sobre o que podemos considerar 'normal'. De acordo com ele, a ideia de normal é sempre circunstancial. 'O que nós não gostamos tanto é quando o nosso modo normal de ser é bastante alterado', comenta.

  • Sistemática de avaliação e reposição de aulas precisa ser reavaliado

    Sistemática de avaliação e reposição de aulas precisa ser reavaliado

    14/05/2020 Duración: 02min

    Mario Sergio Cortella lembra que muitos estudantes não têm estrutura para acompanhar aulas que exigem acesso à Internet. Ele ressalta que o sistema adotado pelas escolas é injusto.

  • As lições que mulheres e homens nos dão ao ajudar

    As lições que mulheres e homens nos dão ao ajudar

    12/05/2020 Duración: 02min

    Mario Sergio Cortella homenageia enfermeiras e enfermeiros no dia internacional do enfermeiro. Ele lembra que a data é comemorada no dia de nascimento de Florence Nightingale, pioneira da enfermagem moderna. Ela dizia que escolheu estar presente na dor, porque já esteve perto do sofrimento.

  • Isolamento social nos ensina a perceber o que é desnecessário

    Isolamento social nos ensina a perceber o que é desnecessário

    24/03/2020 Duración: 07min

    Para Mario Sergio Cortella, a grande reflexão que temos de fazer nesse momento de pandemia é sobre o que precisamos, de fato, na nossa vida. Ele lembra ainda de uma frase de Inácio de Loyola, que mostra o caminho para lidarmos com a angústia que essa situação provoca: 'ore como se tudo dependesse de Deus, e trabalhe como se tudo dependesse de você'.

  • Isolamento pode ser momento para que crianças aprendam a partilha das tarefas domésticas

    'Isolamento pode ser momento para que crianças aprendam a partilha das tarefas domésticas'

    19/03/2020 Duración: 07min

    Mario Sergio Cortella afirma que é preciso fazer a redução de danos e que as crianças não podem ficar com o sentimento de dor e medo nessa fase. O isolamento não será só uma proteção, mas também uma oportunidade de educação.

  • O isolamento não é bom, exceto quando ele é protetivo

    'O isolamento não é bom, exceto quando ele é protetivo'

    17/03/2020 Duración: 08min

    Professor Mario Sergio Cortella avalia que período de restrições por causa do coronavírus será difícil para a maioria das pessoas, já que situações de isolamento tendem a ser tristes ou melancólicas. No entanto, ele ressalta que em um momento de emergência, é preciso fazer concessões. 'Isolamento terá que ser um aprendizado para nós, para não perdermos a capacidade de ter dias pela frente', afirma.

  • Cada um é responsável por todos

    'Cada um é responsável por todos'

    12/03/2020 Duración: 05min

    Mario Sergio Cortella ressalta que a pior forma de ação numa pandemia é o comportamento de cada um por si. Ele afirma que temos que ter a percepção de coletividade como um horizonte necessário. O momento é grave, mas não é desesperador.

  • Drauzio Varella exerce a compaixão na prática e não no discurso

    'Drauzio Varella exerce a compaixão na prática e não no discurso'

    10/03/2020 Duración: 09min

    Mario Sergio Cortella afirma que o fato da presidiária Suzi ter feito algo inadmissível, não retira do médico a capacidade de fazer o bem sem olhar a quem.

  • Se ser político é reclamar das injustiças, então eu sou político

    'Se ser político é reclamar das injustiças, então eu sou político'

    05/03/2020 Duración: 08min

    Mario Sergio Cortella homenageia a frase do poeta popular Patativa do Assaré, nascido em 05 de março de 1909. Cortella e o poeta nasceram no mesmo dia.

  • A solidariedade reduz o sofrimento das vítimas de deslizamento

    'A solidariedade reduz o sofrimento das vítimas de deslizamento'

    03/03/2020 Duración: 06min

    Mario Sergio Cortella comenta sobre os delizamentos no litoral paulista que deixaram 10 mortos. Ele alerta que não se deve pensar que os deslizamentos fazem parte da vida e acredita que é preciso responsabilizar os culpados.

  • Pânico não é prevenção, é descontrole

    'Pânico não é prevenção, é descontrole'

    27/02/2020 Duración: 09min

    Mario Sergio Cortella comenta sobre a busca da população por máscaras e álcool em gel, após confirmação de caso de coronavírus em São Paulo. Ele comenta que o medo é um estado de alerta. Já o pânico pela possibilidade da chegada do vírus de forma mas intensa, antecipa o desespero.

  • Violência no carnaval: o risco de transformar alegria em desvario

    Violência no carnaval: o risco de transformar alegria em desvario

    25/02/2020 Duración: 09min

    Para Mario Sergio Cortella, é tempo de festejar, mas precisamos ter a capacidade de 'interromper aquilo que pode atrapalhar a alegria'. Ele diz que pessoas que 'saem da ordem' produzem 'desconforto', e isso geralmente acontece quando há consumo excessivo de álcool.

página 1 de 2