Sinopsis
No livro O eco das cavernas: da dissolução à vida o segredo de estruturas, funcionalidades e processos que constituem o estudo da dinâmica ambiental espeleológica expressam-se em leitura leve, fluida e solidamente bem fundamentada. É possível perscrutar os caminhos que levam ao centro da Terra para trilhar uma importante trajetória pelas variações dinâmicas dos geótopos cavernícolas na direção da memória, conservação e educação espeleológicas.
Levando em consideração experiências de uso desses espaços, as práticas educativas e a divulgação científica como fatores de desenvolvimento – bem como os impactos ambientais como fatores de risco –, a obra interconecta elementos que expressam as influências humanas nas cavernas e aponta para identificação de desequilíbrios, de forma científica, sem deixar de lado o elemento social do estudo.
Na busca por ampliar o saber espeleológico, transcende-se o hermetismo academicista de forma quase poética nesta obra, de modo que, por meio do estímulo ao conhecimento, as informações podem ser levadas a um público mais amplo. Assim, atinge-se não apenas o meio científico, mas, principalmente, oferta-se aqui uma referência para a formulação de políticas públicas com vistas à conservação da dinâmica ambiental nas cavernas em estado de equilibração.